sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Show Burlesco

Boa Tarde honeys  

Ao contrário do que se pode pensar, o Burlesco não se trata de um grupo de strippers que se apresentam num palco, muito pelo contrário.

O Burlesco é um direto descendente da chamada Commedia dell'arte, uma forma de teatro de improviso que se realizava na Itália, muito popular entre os séculos XV e XVII. Eram pequenas companhias compostas no máximo por 10 elementos que viviam das contribuíções populares das suas performances ao ar livre.Versavam temas convencionais da época como o ciúme, o adultério, os afetos e mesmo algumas peças de comédias romanas e gregas perdidas no tempo. Muitas dessas peças romanas e gregas tinham personagens que satirizavam escândalos locais, eventos da altura, gostos regionais, etc. Ainda hoje conseguimos identificar muitas dessas personagens como o Arlequim, a Columbina, o Brighella, entre outros.  
Commedia dell'arte
(...)Sendo Commedia dell'arte uma das fontes principais de muitas das artes perfomativas modernas (ballet, marionetes, comédia, sátira, strip-tease, dança erótica, entre muitas outras) naturalmente ela acabou por ter expressão num país recente como os Estados Unidos da América. 
Ballet
O Burlesco surge assim no século XIX nos chamados Music Hall dos EUA e do Canadá, sendo estes espaços um conceito inglês, onde em resultado da urbanização e da industrialização, se criou uma espécie de teatro britânico de entretenimento popular composto essencialmente por música, comédia e performances especiais (muitas vindas do circo, como trapesistas, ventríloquos, comedores de fogo, marionetistas, entre muitos outros). Esses espaços surgiam como contraposição à ‘ordem dos teatros tradicionais’, sendo que nos ‘Music Hall’ se podia consumir álcool, estar em pé, sentar-se em mesas, muito mais próximo da cultura popular da época e consequentemente menos elitista. 
Cartaz de 1898 de um espetáculo burlesco americano
Ao Burlesco, nos E.U.A. e Canadá, junta-se uma linguagem específica,  o Vaudeville (termo que foi adulterado do francês, “voix de ville”, a voz da cidade), que era uma forma de arte que se afirmou essencialmente desde o início de 1800 até 1930 e foi buscar as suas origens aos espetáculos que se realizavam nos saloons, freak shows e nos chamados Dime Museums (instituições criadas para o entretenimento e educação moral das classes pobres norte-americanas), bem como à literatura burlesca.  Todos os dias nos já referidos Music Hall eram apresentados uma série de performances sem qualquer relação entre eles, desde músicos (clássicos e populares), dançarinas, comediantes, animais amestrados, mágicos, imitadores, acrobatas, pequenas peças de teatro e inclusive, pequenos filmes.     

O Burlesco se trata assim, de uma rica forma de arte musical e cômica nos Estados Unidos da América que remonta aos anos de 1830/40 e que se foi redefinindo ao longo de décadas até essencialmente 1960. No seu início, no século XIX, o Burlesco teve um papel fundamental na mudança de costumes, principalmente na visão sexual da mulher. Pela primeira vez a mulher norte-americana podia mostrar o seu corpo.

Assim, no século XIX o termo burlesco era ainda usado para um conjunto de espetáculos cômicos, que pretendia satirizar o modo de vida das elites sócio-econômicas dos E.U.A. e da Inglaterra. 
O declínio do Vaudeville e do Burlesco inicia-se com a afirmação do cinema no início do século XX e com a utilização daqueles espaços populares usualmente utilizados por esses espetáculos, para a apresentação de películas cinematográficas. 

O Vaudeville e o Burlesco acabaram por fazer a sua migração para outras plataformas de exposição pública, como a rádio e a televisão. Hoje assiste-se a um revivalismo do Burlesco e do Vaudeville, que se iniciou nos anos 90 com alguns grupos interessados em renovar e revitalizar esta expressão de arte, essencialmente em Nova York e em Los Angels. Essas iniciativas nos anos 90 de rivivalismo permitiram inspirar toda uma nova geração de performers nos E.U.A. e no Canadá, constituindo-se hoje como uma verdadeira expressão de cultura popular, à semelhança da sua origem. Hoje o novo Burlesco é composto por muitas artes perfomantivas, inter-disciplinares, incluíndo desde o striptease (de uma forma muito mais sensual e menos sexual que no seu início), adereços vistosos, humor negro, cabaret, magia, entre muitas outras expressões de arte perfomativa. 
 
Algumas pics de mulheres que fizeram história no Show Burlesco
Sarah Bernhardt (1844-1923), diva do teatro francês, leva a fama de ser uma das pioneiras do strip-tease
Gypsy Rose Lee (1911-1970), além de tirar a roupa, divertia a plateia com textos espirituosos e bem-humorados
Ann Corio (1914-1999), ficou conhecida por seu show inocente, no qual mostrava pouco o corpo 
Lili St. Cyr (1918-1999), ex-bailarina clássica, ela era a mais refinada e classuda das strippers
Tempest Storm (1928), ao contrário da maioria das strippers, a ruiva da Geórgia não precisava inventar moda nos palcos para ganhar fama. Seus seios levavam as plateias ao delírio e lhe garantiram a fama
Blaze Starr (1932), famosa nos anos 60, ficou conhecida por ser um vulcão em cena
Dita Von Teese (1972), é uma devotada fã de Bettie Page e das estrelas do teatro burlesco. Suas apresentações e figurinos homenageiam pin-ups e estrelas do strip-tease.

É muito bom saber que tudo tem um porque, que não começou do nada, que o burlesco iniciou-se no século XV, ou seja, tem história, apesar de ter sumido por algum tempo.
Nos próximos posts, saberemos mais da história destas mulheres que deixaram a sua marca no Show Burlesco.

Xoxo Honeys


 
 
 

2 comentários:

  1. Já havia lido a respeito, mas é sempre bom aprender mais um pouquinho não acha?
    ;**
    amei!

    ResponderExcluir
  2. eu sei bem pouco, mas adorei o texto
    entao resolvi seguir :D
    Bjss
    http://biahyde.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Designed by Baby