sábado, 7 de agosto de 2010

Divas do Show Burlesco "Gypsy Rose Lee"


Gypsy Rose Lee, também conhecida por Rose Louise Hovick/Louise Hovick, nasceu em Seattle, Washington, no dia 08 de Janeiro de 1911 e faleceu em 26 de Abril de 1970, foi uma atriz americana de filmes, teatro burlesco e escritora, escreveu em homenagem a sua mãe, a peça musical e filme "Gypsy".
Gypsy ficou inicialmente conhecida pelo seu nome do meio, Louise. Sua mãe, Rose Thompson Hovick, era casada com John Olaf Hovick, propagandista de jornal, e sua irmã, Ellen June Hovick (mais conhecida como June Havoc) também era atriz.

Mamãe Rose e suas duas filhas, Gypsy Rose e June
Depois da separação dos pais, as garotas se sustentavam aparecendo no 'vaudeville' onde o talento de June brilhava enquanto o de Louise permanecia escondido.
Os talentos de Louise como cantora e dançarina eram insuficientes para sutentar o palco sem June. Tornou-se aparente que Louise poderia fazer dinheiro com o teatro burlesco, no qual ela ganhou status lendário. Suas inovações foram um 'strip' casual, comparado as mais burlescas 'strippers' e ela trazia um senso de humor ferino ao ato também. Ela ficou famosa e mudou seu nome para Gypsy Rose Lee, se tornando uma das maiores estrelas do Minsky's Burlesque, onde ela atuou por quatro anos. Ela frequentemente era presa nos shows.
Era descrita como uma "stripper" da alta sociedade por H. L. Mencken.
Em 1941, Gypsy Rose Lee escreveu um livro de suspense chamado "The G-String Murders" que se transformou em filme em 1943, "Lady of Burlesque", estrelado por Barbara Stanwyck. Seu segundo livro, "Mother Finds a Body", foi publicado em 1942.


As memórias de Gypsy, entituladas "Gypsy", foram publicadas em 1957 e serviram de inspiração para o musical de Jule Styne, Stephen Sondheim e Arthur Laurents, "Gypsy: A Musical Fable". June Havoc não gostou da forma como ela foi retratada na peça mas foi persuadida e paga para não se opor ao desejo da irmã. A peça e o filme subsequente asseguraram uma volta de Gypsy. As irmãs brigaram. June, em troca, escreveu "Early Havoc e More Havoc", relatando a sua versão da história.
Gypsy Rose Lee continuou a apresentar um talk show em São Francisco. Em 1969, foi diagnosticado câncer nos pulmões pelos médicos, o que fez ela se reconciliar com June rapidamente antes de morrer.
Ela fundou uma das primeiras instituições dedicadas a cães chineses nos EUA, que foi vendida após sua morte para Ida Garrett e Deborah Woods.
Gypsy Rose Lee morreu em Los Angeles em 1970. Está enterrada no Cemitério Parque Inglewood, na Califórnia.  
 


As Memórias de Gypsy Rose Lee - livro

Vale lembrar, que o Show Burlesco não é apenas um mero strip tease, como muitos podem pensar, mas sim uma dança teatralizada, uma paródia sofisticada, sensual sim, mas nunca vulgar.
Nos dias atuais, o nome burlesco está mais vinculado às danças que, aliadas à uma interpretação que mescla sensualidade e comicidade, se caracteriza num gênero leve de erotismo, onde o strip tease, acompanhado quase sempre por músicas vintage, é sutil e não chega até o final. E o mais importante na dança burlesca está no despir sem deixar tudo à mostra. O famoso gostinho de "quero mais". 


Xoxo Honeys



                                                                             


3 comentários:

Designed by Baby