quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O que é Pin Up?

Boa Noite honeys ♥  
 
Pimeiramente, deixe-me apresentar, me chamo Bárbara, mais conhecida como Baby ^^. Sou de Pinheiral, interior do sul fluminense [Rio de Janeiro]. Conheci esse mundo Pin Up em 2008 [pouco tempo], mas o pouco que eu vi, já me apaixonei de cara, e foi através da nossa Eterna Miss Pinup Bettie Page, através de uma notícia trágica, a sua morte. Mas enfim, desde então eu não me vejo sem este estilo. Não me considero uma Pin Up e nem quero que me vejam assim, mas sou uma admiradora do estilo, da história dessas mulheres que deixaram a sua marca na sociedade, que mostraram como ser feminina sem ser vulgar, que mostraram toda sua sensualidade.
Portanto, fiz este blog, com o intuito de mostrar tudo que me fascina neste estilo, mas não falarei só das Pin Up's, haverá aqui assuntos diversos, que surgirão no dia-a-dia, além daqueles que já tenho em mente e que não são poucos. Então, mãos à obra! Mas pra falar do univero Pin Up, temos que entender o que é. E este será minha primeira postagem.
O QUE É PIN UP?
Tudo começou na Paris do fim do século XIX com ilustrações de Alphonso Mucha e Jules Cheret. Esses dois artistas criaram as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para pôsteres.
Jules Cheret desenvolveu técnicas de litografia e percebeu que este recurso de impressão, aliado à imagem de uma bela mulher,era uma poderosa propaganda.


Ilustração de Jules Cheret


Alphonso Mucha ganhou notoriedade desenhando cartazes para peças protagonizadas pela atriz Sarah Bernhardt, que ficou tão encantada pela sua imagem retratada pelo cartunista que o contratou por um ano inteiro.
Os desenhos de Mucha trabalhados e cheios de contornos são a imagem do movimento art-noveau. 

 
Ilustração de Alphonso Mucha

A arte dos pôsteres virou escola e influenciou artistas até as primeiras décadas do início do século 20, quando os calendários também passaram a trazer desenhos de mulheres com silhuetas idealizadas pela imaginação masculina da época. E é justamente a partir do ato de pendurar ilustrações nas paredes que o nome Pin Up surgiu.

Calendar Pin Up



Foi na década de 40, contudo, que as "Pin Up Girls" (ou “garotas penduradas”) viveram o auge do sucesso. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva e ser fotografada nua, atentado ao pudor, lápis e tinta davam forma a essas mulheres, carinhosamente chamadas de “armas secretas” pelos soldados americanos – na Segunda Guerra Mundial, elas serviam de alívio para os pracinhas que arriscavam a vida nos campos de batalha.
Muitas “Pin Up's” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Outras Pin Up's eram trabalhos artísticos, frequentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.
Das ilustrações de papel, as Pin Ups logo ganharam vida ao serem encarnadas por atrizes como Betty Grable e Marilyn Monroe, ou fotografadas por modelos voluptuosas como Bettie Page, também chamada de “rainha das curvas”. 

Betty Grable & Marilyn Monroe
  


Bettie Page
                                                               
Vestidas de coristas, marinheiras, enfermeiras e outros uniformes-fetiches, que por vezes incluíam muito couro e tiras, as Pin Up's de carne e osso fizeram tremendo sucesso em revistas como a americana Esquire e filmes como o “Pin Up Girl”, de H. Bruce Humberstone, estrelado por Grable. Elas também garantiram a apreciação de uma beleza e de um corpo feminino possível a outras mulheres, além do reconhecimento mundial do estilo Pin Up de encarar a sexualidade com naturalidade e bom humor.


Xoxo Honeys
 

4 comentários:

  1. Oii Baby
    fofo aqui. Bem vinda ao mundo dos blogs
    rs
    seguindo vc
    ;**

    ResponderExcluir
  2. queriiiiiiiiida! to te seguindo a todo vapooooooor! huahuahuauhahuahuahu
    eu fiz uns postos de pin nups, rockabilly girls, moda rockabilly, cabelos, videos de tutorial para cabelos depois da uma olhadinha nos arquivos!!!!! to seguindo por aqui no flog etc...bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Baby! Adorei o blog, sempre que puder darei uma passadinha aqui :D Muito bom, continue! Beijos

    ResponderExcluir
  4. adoravel a leitura do blog.. informativo e gostoso de ler... ;} que venham amis postagens!!!

    ResponderExcluir

Designed by Baby